sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º DE MAIO. DIA DO TRABALHO

POLÍTICA - Candidatos vão às ruas

Os pré-candidatos ao governo estão com agenda intensa no Dia do Trabalho, comemorado hoje. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) participará de várias homenagens que são organizadas por associações na zona norte de Natal. A pré-candidata do DEM estará no evento do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e no conjunto Boa Sorte. À noite, Rosalba Ciarlini será homenageada por entidades médicas.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, pré-candidato a governador pelo PDT, dedicará parte da agenda de hoje à cidade de Assu. Ele participará de reunião com correligionários da região do Vale do Assu. À tarde, o pré-candidato seguirá para Severiano Melo e, à noite, estará na Feira de Negócios de Apodi.
O governador Iberê Ferreira, pré-candidato à reeleição pelo PSB, está em São Paulo, onde continua o tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia e radioterapia. O chefe do Executivo retornará a Natal amanhã. Mas hoje será veiculado um pronunciamento dele nas emissoras de televisão. Na publicidade, Iberê Ferreira homenageia “os trabalhadores do Rio Grande do Norte”.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
FOTOS: INTERNET

PATU - BELEZA PURA!

BICA DA PONTE
Um dos espetáculos mais esperados pela população de Patu, visitantes e romeiros é a decida das águas pelas pedras da Serra do Lima, formando em seu percurso as Bicas da Serra do Lima. Nossa equipe de reportagem esteve na tarde de ontem nas Bicas do Lima, especificamente em três delas, a Bica da Ponte, a Bica da Barragem do Lima e a Bica do Pelado.
Na visita, nossa equipe pode constatar o excelente estado de preservação que se encontra as Bicas. Essa preservação é possível devido e fiscalização que a Administração do Santuário do Lima realiza nas terras pertencentes a igreja, através dos Voluntários da Natureza, que ajudam a manter a área preservada, informa o Pe.Domingos, Reitor do Santuário.
Pe. Domingos aproveita nossa entrevista para informar a todos que a visita nas Bicas do Lima é permitida, e o Banho só é permitido na Bica da Ponte e as Bicas que ficam acima do Santuário não é permitido tomar banho, apenas a visita com acompanhamento de pessoas que conheçam o local. O Pe. Justifica que a proibição, é por que a água que desce na Serra e a mesma que abastece o Santuário do Lima.
Na visita da Bica da Ponte, é importante manter o local preservado e recolher todo o lixo produzido no local. Outra dica importante é não consumir bebidas alcoólicas, pois as mesmas são proibidas de serem consumidas nas Terras da Igreja, e tomar muito cuidado onde pisa, pois as pedras são escorregadias e podem causar acidentes graves.Diante de mais esse atrativo e diferencial que só a Cidade de Patu proporciona com tanta beleza, é fundamental que a Secretária de Turismo em parceria com a de Secretaria de Obras, coloque no local, lixeiras e placas de orientação turística e ambiental e façam semanalmente a limpeza dos locais.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VEREADOR ALEXANDRINO SUASSUNA DEFINE CANDIDATOS

O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Patu Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB), principal força de oposição a Administração Municipal, declara ao Blog e Jornal Patu Notícia, quem vai apoiar nas próximas eleições.

Governador: a pré-candidata Rosalba Ciarline

Dep Federal: Fábio Farias
Deputado Estadual: José Dias

Xanxan informa também que falta definir os senadores, onde um deles pode ser do PT.

FOTOS: INTERNET

JUSTIÇA DA 72 HORAS PARA PREFEITURA JUSTIFICAR PROCESSOS

Conforme informações do Diário da Justiça do RN, o Juiz Ricardo Antônio M Cabral Fagundes, dar setenta e duas horas para Prefeitura de Patu explicar irregularidade denunciada pelo Ministério Público.
Detalhes do Processo Dados do Processo Processo 125.10.000264-5 Classe Ação Civil Pública / Lei Especial (Área: Cível) Distribuição Sorteio - 26/04/2010 às 14:29 Vara Única - Patu Local Físico 28/04/2010 04:47 - Escaninho do Oficial Juiz Ricardo Antônio M. Cabral Fagundes Valor da ação R$ 510,00 Observações POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINSTRATIVA C/C PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE NULIDADE DE ATOS ADMINISTRATIVO E DE OBRIGAÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER COM ANTECIPAÇÃO PARCIAL DOS EFEITOS DA TUTELA Partes do Processo (Todas) Participação Partes e Representantes Autor Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte Ré PREFEITA MUNICIPAL DE PATU, EVILÁSIA GILDÊNIA DE OLIVEIRA Movimentações (Todas) Data Movimento 28/04/2010 Mandado Expedido 28/04/2010
Despacho Proferido
Intime-se o ente público demandado, por sua Prefeita constitucional, para que se manifeste em 72 (setenta e duas) horas sobre o pleito de tutela de urgência, eventualmente juntando documentos que comprovem o cumprimento das recomendações ministeriais. Patu, 28.04.2010. Ricardo Antônio M Cabral Fagundes - Juiz de Direito Substituto.
Fonte: Diário da Justiça do RN

Pe. DOMINGOS COMEMORA UM ANO EM PATU

O Padre Domingos de Sá Filho, MSF, chegou em Patu/RN, especificamente no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis aos 27 de abril de 2009, com afimação: "Vim pra servi", e assim fez e está fazendo no Santuário e na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, como discipulo e missionário de Jesus.
O Jornal e Blog Patu Notícia deseja muita saúde, paz e sucesso para o Pe. Domingos.

PATU REGISTRA CHUVA DE 20 MILÍMETROS

Choveu durante a noite em Patu 20 milímetros. Segundo o Clima Tempo a previsão até a próxima Segunda-feira é de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Confira a precipitação em outras cidades:
ALMINO AFONSO: 20 mm
FRUTUOSO GOMES: 55 mm
MARTINS: 100 mm
MESSIAS TARGINO: 20 mm
OLHO D'ÁGUA DO BORGES: 17 mm
RAFAEL GODEIRO: 08 mm
SERRINHA DOS PINTOS: 03 mm.
Fonte: 2ª CPM/7º BPM - PATU-RN.

ESPORTE - Adriano leva a melhor no 1º duelo

O Flamengo não parou nas poças do gramado encharcado do Maracanã. Mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo (Michael foi expulso porque cometeu duas faltas duras), a equipe carioca derrotou o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira. Com gol de pênalti do centroavante Adriano. O resultado deixa o Flamengo em vantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na próxima quarta-feira, no Pacaembu, o time dirigido pelo novato Rogério Lourenço poderá empatar ou até perder por um gol de diferença, desde que o placar seja superior a 1 a 0.
Adriano fez pouca festa para comemorar o seu gol na vitória do Flamengo por 1 a 0, no Maracanã.
Com muita cantoria e entusiasmo, o público fez a sua parte. Até um grupo de travestis foi ao Maracanã para provocar Ronaldo, que chegou com a expressão sisuda, com um cavanhaque no rosto e calado.
FONTE E FOTO: AGÊNCIA DO ESPORTE

ECONOMIA - Copom eleva taxa de juros a 9,50%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou ontem o juro básico da economia em 0,75 ponto porcentual, colocando-o em 9,50% ao ano. Desta vez, não houve divisão de votos entre os diretores do BC, e todos aprovaram o nível de aperto na política monetária. Em comunicado, o BC informou que a decisão tem como objetivo “assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas.”
A Selic estava em 8,75% desde 22 de julho de 2009 e a última alta do juro aconteceu em setembro de 2008, quando a taxa subiu de 13% para 13,75%, às vésperas da quebra do banco norte-americano Lehman Brothers. A ata da reunião de abril será divulgada em 6 de maio, próxima quinta-feira, às 8h30, e a próxima reunião do Copom ocorre nos dias 8 e 9 de junho.
O texto foi mais curto que o normalmente divulgado. Em março, quando o juro foi mantido em 8,75% ao ano, o texto dizia que o comitê avaliava “a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação” e que esse cenário sustentava a manutenção do juro naquele patamar.
Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o BC agiu pressionado pelo mercado financeiro. “A pressão que vem sendo exercida sobre o Banco Central (BC), por parte dos interessados no aumento da taxa Selic, atingiu níveis ainda não conhecidos na sua atual gestão”, informou a instituição, em a nota. “Até a competência e a autonomia dessa respeitada instituição correm o risco de ser colocadas em dúvida “
A entidade avaliou que não houve surpresa no aumento de 0,75 ponto porcentual, pois na ata da reunião anterior o Copom já constava a unânime “necessidade” de elevar a taxa básica de juros na reunião marcada para hoje. “E a promessa foi cumprida. A partir daí, pouca dúvida resta para a ação de um BC acuado, refém de certos setores do mercado e cada vez mais distante dos interesses maiores da sociedade e do País.”
Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a elevação dos juros era desnecessária. “Existe capacidade instalada na indústria para atender à demanda sem que aconteça pressão sobre os preços”, alegou. “Lamentamos, profundamente, que a produção, o crescimento e o emprego, mais uma vez, sejam os perdedores.”
Também em nota, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, avaliou que a “decisão superestima a alta da inflação, que permanece dentro da meta, e pode ter efeitos negativos mais permanentes sobre a produção”.
A avaliação de Monteiro Neto é de que o aumento de 0,75 ponto porcentual nos juros terá efeito limitado no controle das atuais pressões inflacionárias, que são provocadas pelos preços dos alimentos. “A elevação dos juros não surtirá efeito nesse componente, porque os aumentos desses preços se devem a fatores externos”, disse. Ele lembrou ainda que a indústria não tem contribuído para as pressões inflacionárias.

“Ficha Limpa” já tem assinaturas suficientes para ser votada em plenário

O projeto que prevê a inelegibilidade de políticos com ficha suja já conta com assinaturas suficientes para ser votado direto no plenário da Câmara.
Ontem, os deputados adiaram a votação do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), mas, logo em seguida, líderes de partidos assinaram requerimento de urgência --permitindo ao presidente Michel Temer (PMDB-SP) pautar a proposta quando quiser.
A expectativa é que a votação aconteça na terça-feira da semana que vem. O requerimento ganhou assinaturas suficientes após PT e PMDB assiná-lo (agora, o documento conta com mais de 400 assinaturas, sendo que precisa, no mínimo, de 257).
Mais cedo, na CCJ, Regis de Oliveira (PSC-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Ernandes Amorim (PTB-RO), Vicente Arruda e Maurício Quintella Lessa (PDT-AL) pediram vistas do texto, impedindo a sua votação na comissão. Temer havia prometido pautar a proposta na semana que vem caso isso acontecesse.
O pedido de vistas foi feito após o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) ler seu relatório, que flexibilizou ainda mais o texto original. Ele propôs a inelegibilidade para candidatos condenados por decisão colegiada, mas com a possibilidade de efeito suspensivo com recurso avaliado também por um órgão colegiado.

DESPORTISTAS DE PATU ESTÃO SEM PRATICAR FUTEBOL DE CAMPO

A modaliedade futebol de campo esta paralizada desde julho do ano passado quando foi realizado a Copa Gilson Moura. O campo do Módulo Esportivo esta sem condições de uso, precisando de reformas urgente. A única opção vem sendo o Futsal que esta sobrecarregando a quadra do Ginásio, haja vista, ter apenas esta para atender a todos os atletas inclusive aos de escolas Estadual, Municipal e Particular que aplicam suas aulas de educação física na quadra. Patu não tem uma equipe de Futebol de Campo que participe de campeonato regional ha muitos anos. Acontecerá em Maio com início dia 13 um campeonato na cidade vizinha de Messias Targino onde o mesmo ja conta com 21 equipes de toda região inscritas e Patu esta de fora. É a unica cidade da região que não vai participar deste evento, é preciso mudar este quadro, todos sabemos da importancia do esporte e tem que ter incentivo constante. Estará acontecendo agora dia 1 uma corrida e em junho os jogos escolares, ótimo, porém tem que repetir eventos esportivos com menor espaço entre os mesmos para que quem pratique esteja sempre com a atenção voltada para esta prática e mantendo em forma o corpo e a mente.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

POLÍCIA - Criança de apenas nove meses é violentada

Um homem de nome ainda não revelado e que se encontra foragido está sendo procurado pela polícia acusado de violentar uma criança de apenas nove meses.
O crime, que ocorreu na quinta-feira passada na cidade de Umarizal, foi confirmado ontem por peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró.
Segundo relato da mãe da vítima à polícia, ela lavava roupas na parte externa da casa em que mora quando ouviu o choro da menina. A mãe pediu que um outro filho fosse verificar o que a menina tinha. Ao chegar ao local em que o bebê estava, o irmão viu o sangue e comunicou à mãe.
A mãe levou a filha até o hospital e acionou a Polícia Militar. O bebê foi encaminhado ao Itep para fazer exame de corpo delito, onde foi constatada a violência sexual. Uma pessoa de nome ainda não revelado está sendo apontada como o principal suspeito da ação. No entanto, a polícia reluta em divulgar seu nome para não atrapalhar as investigações. Um inquérito policial foi instaurado pela 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu para apurar o fato. A polícia segue em diligências para localizar o suspeito.

BASIL - Reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% em dois anos

O número de reclamações e denúncias contra os bancos aumentaram 89% desde 2007, segundo dados do Banco Central (BC). Em 2007, foram 52,8 mil registros, quantidade que subiu para 86,8 mil, em 2008, e para 99,8 mil, no ano passado. Para o chefe do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do BC, Ricardo Liáo, o número reflete uma maior consciência e conhecimento do cidadão a respeito dos seus direitos. “Há uma ampliação das informações sobre esse tipo de atendimento que o Banco Central presta, como se fosse a última instância”, disse à Agência Brasil.
Liáo ressalta que, no entanto, determinados assuntos ferem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e não as regras do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC. Mesmo assim, segundo ele, essas reclamações são processadas pelo BC. São exemplos de desrespeito ao CDC e, portanto podem ser resolvidos no Procon ou na Justiça, o envio de cartão de crédito sem o pedido do cliente, venda casada de produtos, como crédito e seguros ou planos de previdência, e a não entrega de cópia de contratos, por exemplo.
Segundo Liáo, do total de denúncias e reclamações feitas ao BC no ano passado, 62% dos casos não tinham indício de descumprimento de norma da autoridade monetária ou do CMN. “Mas todos os casos que chegam, a gente interpela a instituição, independentemente do que seja”, garantiu. Entre as situações que estão previstas nas regras do BC e do CMN, estão a restrição à portabilidade, o não fornecimento de dados do custo efetivo total de uma operação e o cálculo errado do valor presente para liquidação antecipada de crédito.
Quando uma reclamação ou denúncia chega ao BC, as informações vão para um sistema e há o prazo de 10 dias para a instituição responder. Nesse período, a instituição deve enviar ao BC cópia eletrônica da resposta dada ao cliente e as providências adotadas. Essas regras foram criadas em 2005.
O atendimento ao público oferecido pelo BC é feito pela internet, por telefone (0800 9792345), por fax, correspondência ou pessoalmente. Antes de ir ao BC, o cliente bancário pode ainda tentar resolver o problema com a ouvidoria da instituição que não ofereceu o atendimento adequado. As instituições financeiras são obrigadas a oferecer o serviço de atendimento.
Além de fazer reclamações ou denúncias, há ainda um serviço do BC de prestação de informações, como de dados estatísticos, câmbio e inflação, por exemplo. Segundo Liáo, esse contato com a sociedade surgiu, inicialmente, da necessidade de esclarecer informações sobre os planos Cruzado e o Collor. “Foi quando o banco se viu obrigado a abrir suas portas e a começar a explicar para o público o que estava acontecendo”.
FONTE E FOTO: INTERNET

ESPORTE - ABC conquista 51° título.

Jogadores do ABC levantam a taça de campeão estadual 2010Com o placar de 2 a 1 para o Corintians de Caicó, o ABC perdeu, na última partida, no estádio Frasqueirão, a invencibilidade que vinha desde o início do segundo turno. Mesmo assim, o alvinegro de Natal conquistou, diante de um público de mais de 17 mil pessoas, o 51° título Estadual do alvinegro de Natal.
O Corintians de Caicó abriu o placar ainda no início do jogo, com Gil Xavier. No segundo tempo, ele, de novo, ampliou o placar: 2 a 0. Edson, desviando cruzamento de João Paulo, diminuiu o placar.
Com a conquista, o ABC garante vaga na Copa do Brasil de 2011. O Corintians, além da Copa do Brasil, também vai disputar a Série D do Brasileirão.
Fonte e Foto: Trubuna do Norte

sábado, 24 de abril de 2010

PREFEITURA CANCELA SHOWS

O Comentário do momento na cidade de Patu e Região é o Show de três Bandas de Forró no Valor de 105 Mil Reais, no X Feste Cultura, que deveria ter sido realizado Sexta-feira, 16 de Abril de 2010, conforme publicação no Diário Oficial do Estado e Município. Logo o assunto do "Show que não aconteceu" tomou conta das rodas de conversa na cidade. O Secretário de Administração e Finanças Rivelino Câmara concedeu entrevista ao Patu Notícia e tráz à público a versão da Adminstração Municipal. Segundo o Secretário, desde 2009 a Prefeitura tenta conseguir este recurso junto ao Ministério do Turismo, e na viajem da Prefeita a Brasília, foi possível conseguir este Convênio no Valor de R$ 105 Mil Reais, diante da rapidez da liberação, logo publicamos no Diário Oficial do Estado e do Município, "só que foi tudo muito em cima", comenta o Secretário de Administração e Finanças. Rivelino ainda informa que não foi feito nenhum pagamento, apenas a Prefeitura empenhou a despesa.
Questionado sobre o valor dos Shows, o Secretário informa que desse valor 100 Mil Reais é do Ministério do Turismo e 5 Mil Reais é contrapartida do município. Ele explica também que o valor total não seria usado apenas para pagar as bandas, mas também para pagar todo o custo de produção do evento, que segundo Rivelino Câmara, seria realizado nos dias 15, 16 e 17 de Abril, mas como tudo foi muito em cima da hora, não foi possível, e a Prefeitura cancelou o Convênio.
Sobre a Edição do Evento, citado como a Décima, o Secretário disse que pode ter acontecido um erro de digitação e na verdade essa seria a primeira edição do evento. Ele informa que o dinheiro do convênio não foi devolvido, porque não foi pago os shows, apenas anulamos a licitação. "Foi tentado transferir para outra data para não perder o recurso, mas o Ministério do Turismo não aceitou. Agora vamos tentar a mesma verba para a programação Junina na cidade", finaliza Rivelino Câmara, Secretário de Administração e Finanças.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

PATU - CAERN DISTRIBUI ÁGUA DE GRAÇA

A CAERN - Companhia de Águas e Esgotos do RN - COMUNICA aos conssumidores residentes nos bairros: NOVA PATU, SANTA TEREZINHA (CAPELA), CONJUNTO JOÃO PEREIRA, CONJUNTO FRANCISCO DANTAS E CIDADE DO SOL, que a partir desta quinta-feira, 22 de abril, a CAERN estará colocando água gratuitamente de carro pipa nas residências que ficam nesses bairros. Para isso, os interessados em receber a água em suas residências terão que procurar o escritório da CAERN para fazer a solicitação e o cadastro.
Atenciosamente:
ERONIDES CARLOS Chefe do Escritório Local

PREFEITURA CANCELA EVENTO

Conforme publicação abaixo a Prefeitura Municipal de Patu cancela o X Feste Cultura. Que deveria ter sido realizado no dia 16 de Abril.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATU/RN AVISO ANULAÇÃO DE LICITAÇÃO INEXIGIBILIDADE
O Município de PATU, através de sua PREFEITURA MUNICIPAL, por intermédio de sua Prefeita Constitucional torna público que FICAM ANULADOS TODOS OS ATOS inerentes a INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 15040001/2010 - INEX para a Contratação de shows artísticos: Show Banda forró Doidera no dia 16/04/2010 às 23h00min horas, Show da Banda forró na Tora no dia 16/04/2010 às 01h00min hora, Show da Banda Forró Mix no dia 16/04/2010 às 03h00min para a realização do X Feste Cultural no município de Patu RN, atendendo a Convênio com o Governo Federal através do Ministério do Turismo.
Patu RN, 16 de abril de 2010.
Evilásia Gildenia de Oliveira Prefeita Municipal

POLÍTICA - José Serra apresenta propostas para o RN

O pré-candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) comemorou a união política entre PSDB e DEM no Rio Grande do Norte durante agenda executada ontem em Natal.
O tucano prometeu que as principais reclamações da oposição no Estado serão atendidas: a construção de um polo petroquímico e de uma refinaria de grande porte. Ele disse que outros investimentos no Estado serão feitos em um eventual governo dele. "O Brasil pode mais, nas áreas da saúde, segurança e educação. O Rio Grande do Norte também pode mais nas mesmas áreas", acrescentou.
Diante das dificuldades que ele enfrenta do Nordeste em virtude da popularidade do presidente Lula na região, Serra afirmou que foi ele que mais ajudou a região. Para justificar a declaração, ele lembrou de ações dos tempos em que foi ministro do Planejamento e da Saúde nos governos de Fernando Henrique Cardoso como o funcionamento dos programas Prodetur, do Pro-Água, investimentos em SUS e PSF. "Portanto, tenho coisas pra mostrar. Acho legítimo falar daquilo que fiz", declarou.
O senador José Agripino (DEM) disse estar empolgado com a candidatura do ex-governador paulista na região. "José Serra vai trabalhar de forma independente em cada estado do Nordeste. Ele irá avaliar a necessidade de cada lugar que irá visitar e analisar o que é possível fazer. Não será um trabalho regional, falando de Nordeste, Sudeste ou Sul, mas uma fórmula individual", acrescentou.

CARRO - Fiat revela detalhes do novo Uno

A Fiat só lançará o novo Fiat Uno em maio, mas já divulgou, nesta quinta-feira (22), informações sobre o seu mais importante lançamento do ano — afinal o carro está desde sua estreia entre os modelos mais vendidos no mercado brasileiro. Com visual totalmente diferente, a marca aproveita a inovação para estrear dois novos motores: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos flex.

De acordo com a Fiat, os propulsores “incorporam modernas tecnologias para garantir economia de combustível e também baixo nível de emissões”. O novo Fiat Uno estará disponível em quatro versões de acabamento, todas com quatro portas — Uno Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex. Resta saber se com tanta novidade a fabricante conseguirá manter o preço mais baixo do país entre os carros nacionais, o grande 'segredo' do modelo até agora.

POLÍTICA - Serra lidera com 36%, aponta Ibope

São Paulo (AE) - Pesquisa Ibope/Diário do Comércio divulgada ontem, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e realizada entre os dias 13 e 18 de abril, mostra que o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), tem 36% das intenções de voto, enquanto a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, aparece com 29%, uma diferença de sete pontos porcentuais. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Em terceiro lugar estão empatados o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a senadora Marina Silva (PV-AC), com 8% das intenções de voto cada um. A porcentagem de votos em branco e nulos somou 10% e os que disseram não saber em quem votarão nas eleições presidenciais deste anos atingiram 9%. O último levantamento Ibope, divulgado em 17 de março e encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou o pré-candidato do PSDB com 35% das intenções, seguido pela pré-candidata do PT com 30%. Ciro registrou 11% e Marina teve 6%. Naquela sondagem, o porcentual de votos em branco e nulos alcançou os mesmos 10% do levantamento atual e dos que disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder somou 8%. De acordo com o “Diário do Comércio”, os levantamentos encomendados pela CNI e pela ACSP usam a mesma base de apuração e, logo, podem ser comparados entre si.
No cenário sem Ciro, a pesquisa aponta Serra com 40%, Dilma com 32% e Marina com 9%. Brancos e nulos somam 11% e os que não sabem em quem irão votar ou não opinaram, 9%. Na simulação de um eventual segundo turno entre os pré-candidatos do PSDB e do PT, Serra lidera com 46% e Dilma com 37%. A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro, com 48%, seguido de Marina, com 43%, Dilma, com 34%, e Serra, com 32%.
A pesquisa Ibope/Diário do Comércio mostra também crescimento na popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 76% dos entrevistados, a gestão de Lula é ótima ou boa; para 18%, é regular, e 5% afirmaram ser ruim ou péssima. Na última edição do levantamento, 75% dos entrevistados avaliavam a gestão do presidente como ótima ou boa.
A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 35% querem a total continuidade da atual administração, 30% desejam pequenas mudanças com continuidade, 24% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 9% desejam a mudança total do governo. do País.
Para 75% dos entrevistados, Lula é confiável, enquanto 21% disseram não confiar nele. A pesquisa, divulgada ontem pela página do jornal “Diário do Comércio” na internet (www.dcomercio com.br) e que será publicada hoje pela edição impressa, foi realizada com 2.002 eleitores em 141 municípios de todo o Brasil. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo 9070/2010.

Tarifas de energia sobem hoje no RN

A partir de hoje entra em vigor o reajuste de 8,33% nas tarifas de energia elétrica dos consumidores residenciais. O aumento foi autorizado na segunda-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e vai atingir 1,8 milhão de consumidores de energia de baixa tensão no Rio Grande do Norte. Para os consumidores de alta tensão – indústria, comércio etc. - o reajuste médio é de 7,18%. Nos dois casos, o aumento ficou bem acima da inflação oficial do ano passado, medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo, de 4,31%. O IGP-M da Fundação Getúlio Vargas registrou deflação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - VEREADOR MAMÁ

Alguns veículos de comunicação do estado e locais publicaram noticia de que o vereador Mamá estaria respondendo denuncia sobre crime Eleitoral.
Na verdade tudo não passou de um equivoco...
Todo mundo sabe que em Patu o processo eleitoral aflora o denuncismo e muita gente acha que pode sair por ai denunciando tudo, sem provas...
A tal denuncia foi feita em cima de um fato sem relevância para o pleito. Baseou-se no fato da irmã do vereador Mamá ter, por motivos de saúde, pedido para a senhora conhecida como DU CÉU substitui-la em seu emprego na Escola Fco. Francelino enquanto esta se recuperava do problema de saúde que teve em 2008.
Isso foi o suficiente para alguns adversários do vereador Mamá quererem ligar o fato ao vereador, como se a a substituição fosse um acordo politico. E Daí surgiu essa denuncia descabida.
Primeiro porque Maria de Lourdes Realmente estava doente como já comprovou atraves de atestados.
Segundo, o vereador Mamá nunca soube de tal substituição e nunca conversou com Du Céu sobre tal assunto.
Terceiro, A própria ducéu já explicou em depoimento que a substituição nada tinha haver com o vereador Mamá.
Quanto, A irmã do Vereador, Maria de Lourdes, é funcionaria da prefeitura há mais de 20 anos (desde a época do Prefeito Epitacio) portanto seu Emprego não foi conseguido através de barganha política.
O vereador Mamá sempre foi vitima de situações em que tentam macular o seu trabalho, embora saiba que o motivo dessa denuncia ter assumido o nível da policia Federal, se deve a influencias obscuras que tentam prejudicar o vereador de uma forma silenciosa e covarde. Porém o Vereador Mamá está tranquilo pois não tem nada a temer, tem a conciencia limpa e tudo já está sendo esclarecido.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PASSEIO ECOLÓGICO NO DIA DO ÍNDIO

As crianças do programa “É PRECISO RENASCER”, desenvolvido pelo Conselho Comunitário de Patu, comemoraram o Dia do Índio vestidas a caráter em um passeio ecológico. Na visita a zona rural do município de Patu, as crianças demonstraram intimidade com a natureza e tiveram lições de cidadania e respeito ao meio ambiente, referenciando o modo de vida das comunidades indígenas. Aprenderam sobre a importância dos índios na história do Brasil e que devem preservar a cultura e os ensinamentos deixados por eles.
Visita a Barragem do Lima Prontos para o passeio.
Muita diversão e aprendizagem.

PROJETO EM AREIA BRANCA É EXEMPLO PARA PATU

No O Mossoroense. Com o apoio do curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Turismo, foi realizado na primeira quinzena deste mês um curso de Formação de Informantes Turísticos. O curso integra o projeto da Prefeitura de Areia Branca de oferecer à população local cursos de capacitação/profissionalização que visam o desenvolvimento do turismo na perspectiva da inclusão social, objetivando o desenvolvimento local. Nessa perspectiva, dia 15 passado 26 jovens receberam certificados de conclusão do curso de Informantes Turísticos, uma iniciativa que promoverá o turismo sustentável por meio da inserção de jovens/cidadãos capacitados no mercado turístico. A solenidade foi realizada no Lima’s Buffet, com as presenças do prefeito Manoel Cunha Neto, "Souza"; vice-prefeito José Bruno Filho; reitor/Uern, professor Milton Marques de Medeiros; secretários e gerentes da administração municipal, além dos concluintes e familiares destes. Como forma de aproveitar melhor o potencial dos informantes turísticos, breve a Prefeitura de Areia Branca estará lançando um mecanismo que vai alavancar as ações na área do turismo. Trata-se do Centro de Formação Turística de Areia Branca, que vai funcionar nas estruturas no Santuário, na entrada da cidade. Centro de Formação difundirá potencial do município Vinculado à Gerência Executiva de Turismo, o Centro de Formação Turística de Areia Branca terá como função básica difundir e promover as potencilidades turísticas do município. Além do mais, o órgão também funcionará como centro de formação de pessoal interessado em trabalhar com o turismo, bem como promover a produção artesanal na cidade. Durante a entrega dos certificados aos concluintes do curso de Formação de Informantes Turísticos, foram anunciados os três alunos que se destacaram e dessa forma foram premiados pela prefeitura. Cada um deles terá direito a uma bolsa/estágio durante um ano, exercendo suas atividades no Centro de Formação Turística de Areia Branca, que funcionará na estrutura do Santuário. Os três alunos premiados com bolsas-estágio ofertadas pelo município, pelo desempenho no curso, foram: Samuel Matheus do Nascimento, Aline Francislurdes Nery do Vale e Brenda Sávia Borges de Souza, respectivamente terceiro, segundo e primeiro lugares. Patu possue todas as condições para desenvolver o mesmo trabalho e elaborar projetos que realmente desenvolvam a atividade do Turismo. A cidade é uma das únicas na Região que possue 02 Profissionais formados em Turismo, Segundo Godeiro e Renarlly presidente do Conselho Tutelar. Ou seja a cidade tem quem sabe fazer, só precisa de vontade política e capacidade técnica.

Chuvas no Agreste e Litoral podem ser acima da média

Barragem Armando Ribeiro, em Assu, está com 79,88%. E a última medição foi feita no dia 15/04.
As chuvas no Agreste e Litoral potiguar serão normais ou acima da média. Essa foi a conclusão de meteorologistas que se encontraram ontem em Maceió em mais uma Reunião de Análise Climática. A previsão se estende para outros estados do Nordeste, na mesma região (Leste). Os resultados da Reunião dizem respeito aos meses de maio, junho e julho de 2010. Aquilo que se previu para o Semiárido nordestino continua a ter validade, com a ocorrência de chuvas em nível normal ou abaixo da média.Barragem Armando Ribeiro, em Assu, está com 79,88%. E a última medição foi feita no dia 15/04. O consenso entre meteorologistas de todo o Nordeste é que a precipitação deve seguir essas faixas de probabilidade: 35% acima, 40% normal e 25% abaixo. Esse panorama tem a contribuição do enfraquecimento do El Niño e a permanência de temperaturas acima do normal no Oceano. Os meteorologistas ainda alertam para a possibilidade de chuvas intensas na região. Até o presente momento a estação chuvosa no Estado tem tido a característica de chuvas frequentes e pouco intensas, além da ocorrência de ventos fortes e descargas elétricas. As chuvas mais fortes ficam entre 40 mm e 60 mm. Durante o mês de março, as chuvas na região Norte do Nordeste, o Rio Grande do Norte incluso, ficaram abaixo da média. Segundo informações da Emparn, “observaram-se novamente chuvas isoladas e veranicos prolongados durante março”. A contatação diz respeito aos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, além do RN. Na Bahia, o nível de chuva foi positivo, enquanto que em Alagoas e Sergipe, ocorreu um meio termo.Para se ter uma ideia, em Natal a média de precipitação nos três meses investigados pelos meteorologistas vai de 209 mm, em julho, até 261 mm, em junho, passando por 239 mm em maio. Quando mais se adentra o interior do Estado, menor a média, oscilando entre 100 mm e 150 mm no Agreste. Para os próximos dias, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas em praticamente todo o Estado. Na capital, a temperatura máxima fica em torno de 31ºC e a mínima entre 24,8ºC e 25ºC. As chuvas têm se concentrado nos últimos dias na região do Alto Oeste. Fonte: Trubuna do Norte. Foto: Rodrigo Sena. Em Patu a previsão para os próximos dias é de probabilidade de chuva, segundo o Site TEMPO AGORA as cuvas podem vir acompanhada de ventos fortes.

terça-feira, 20 de abril de 2010

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DA GRIPE A (H1N1)

PATU - ESGOTO A CÉU ABERTO!

Nossa equipe esteve hoje na Travessa João Solano, Rua de acesso a Secretaria Municipal de Assistência Social e encontou esgoto a céu aberto, como mostra as imagens.

Esgoto aberto na rua de acesso a Secretaria de Assistência Social.

Moradores da Rua informaram que o buraco abriu Sábado. A catinga é insuportável, informa o Vizinho.
Idosos, crianças e deficientes moram na rua, e correm o risco de sofrer um acidente a gualquer momento

PATU - ESTA SEMANA NÃO TEM SESSÃO NA CÂMARA

Não terá Sessão na Câmara Municipal de Patu nesta Quarta-feira (21), devido ao Feriado de Tiradentes.
Já na Próxima Semana a Câmara promete muitas novidades. A Bancada da Situação, a maioria da Casa, apresentando projetos e ações da Prefeitura e a Oposição, minoria na casa, além de apresentar seus Projetos e Requerimentos, promete apresentar e informar a população inúmeras irregularidade que estão acontecendo na Administração Municipal de Patu.
Segundo Fontes seguras tem denuncia de irregularidade para todo lado, de contratação de show que nunca aconteceu a irregularidade na compra de medicamentos.
Temos informação que toda a documentação que dar sustentação as denuncias, já foi entreque ao Ministérios Publico de Patu.
Vamos aguardar!

domingo, 18 de abril de 2010

ESPORTE - ABC goleia Corintians

O ABC está com a mão na taça. Não bastando o fato de jogar pelo empate e tendo a vantagem de decidir o título com o segundo jogo diante da torcida abcedista (marcado para o próximo domingo, 25), neste sábado o alvinegro de Natal foi a Caicó, enfrentar o Corintians na primeira partida da final do Campeonato Estadual 2010, e saiu com mais uma importante vitória: 5 a 1. Os gols do ABC foram marcados por João Paulo, artilheiro isolado da competição agora com 17 gols (Helinho, do Potiguar, é o segundo com oito), e Ederson. Gil Xavier fez o gol de honra do Corintians. "Essa vitória nos dá tranquilidade mas, ao mesmo tempo, responsabilidade, para jogar e conquistar o título em casa, no Frasqueirão", afirmou o zagueiro abcedista Thiago Garça. Caso dê a lógica e o ABC levante a taça, será o 51º título estadual do alvinegro de Natal. Foto e Fonte: Tribuna do Norte.

REGISTRO DE CHUVAS NA REGIÃO

PATU: 22,5 mm, ALMINO AFONSO: 15,0 mm, FRUTUOSO GOMES: 22,0 mm, MARTINS: 40,0 mm, MESSIAS TARGINO: 19,0 mm, OLHO D'ÁGUA DO BORGES: 20,0 mm, RAFAEL GODEIRO: 20,0 mm, SERRINHA DOS PINTOS: 40,0 mm. Fonte: 2ª CPM/7º BPM - PATU-RN

sábado, 17 de abril de 2010

SOPRANDO VELINHAS!!!

MEU IRMÃO, AMIGO E CAMARADA. TUDO DE BOM MUITA SAÚDE, FELICIDADE E SUCESSO.

JEFFERSON SOLANO VALE HENRIQUE GODEIRO

PARABÉNS!!!

ESPORTE - ABC e Coríntians decidem o estadual hoje

Grande estrela do ABC, o meia Cascata deverá ter uma marcação especial na partida de hoje, em Caicó.
Agora chegou o momento da verdade para ABC e Coríntians, que começam a decisão do título estadual hoje, a partir das 20 horas no estádio Marizão em Caicó. Tudo aquilo que os treinadores poderiam trabalhar, já foi feito e a bola está com os jogadores. Promessa de raça e determinação não faltam dos dois lados, mas os seridoenses vão a campo com a missão de inverter a vantagem que hoje pertence ao alvinegro natalense. Na prática basta o ABC não sofrer gols para garantir a conquista do seu 51º título no RN.
Foto: Tribuna do Norte/Junior Santos.

PATU ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM RISCO DE RAIVA HUMANA

A confirmação do primeiro caso de morte por raiva humana nos últimos 17 anos deixou as autoridades em Vigilância Sanitária do Estado em alerta.
Além de Frutuoso Gomes, cidade onde foi registrada a morte, Lucrécia, Patu e Almino Afonso são apontadas como áreas de risco da doença.
Segundo o veterinário da Vigilância Sanitária Ambiental, Helvécio Martins, pelo menos estas quatro cidades se configuram como áreas de risco potencial de alastramento da raiva humana na região.
"Temos notícia de produtores e veterinários que atuam na área de Lucrécia, Patu e Almino Afonso, com índices alarmantes decorrentes de casos de morte de bovinos sugestivos de raiva", informa Helvécio Martins.
Como forma de combater preventivamente o alastramento da doença, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem buscado o apoio das secretarias municipais de educação para o direcionamento de medidas preventivas juntos os alunos, principalmente nas escolas rurais.
Além disso, as vigilâncias Ambiental e Epidemiológica da Sesap produzirão uma nota técnica para os profissionais de saúde com alerta e recomendação aos profissionais da área.

CONCURSO - Secretaria abre 2.450 vagas em concurso público

Estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (19) as inscrições para o concurso da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que oferece 2.450 vagas a candidatos de nível médio e superior. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.funcab.org até o dia quatro de maio, mediante pagamento de taxa de R$ 60 para nível médio e R$ 95 para superior. As inscrições serão feitas exclusivamente via internet.
As remunerações para o nível superior podem chegar até R$ 2.100,00 (no caso dos médicos), mais gratificação de R$ 1.100,00. Para os demais cargos que exigem diploma de 3° grau, os salários deverão atingir R$ 1.050,00 com acréscimo de gratificação no valor de R$ 350,00. A remuneração para os cargos de nível médio será de R$ 530,00, mais gratificação de R$270,00.
Os cargos que exigem diploma de nível superior são: médico (nas especialidades: anestesiologista, broncoscopista, cardiologista, cardio-pediatra, cirurgião-geral, cirurgião pediátrico, cirurgião vascular, clínico-geral, endoscopista, geneticista, gineco-obstetra, pneumologista, psiquiatra, psiquiatra infantil, tomografista, médico do Trabalho, ultrassonografista e urologista); biomédico; enfermeiro; farmacêutico e farmacêutico bioquímico; entre outros. Para o nível médio, há vagas para técnico em análises clínicas; necrotomista; técnico em enfermagem; técnico em hemoterapia; e técnico em radiologia.
As oportunidades são para os municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Santo Antônio, Canguaretama, Mossoró, Apodi, Caraúbas, João Câmara, Caicó, Currais Novos, Acari, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Assú e Angicos.
ISENÇÃO
Doadores de sangue beneficiados pela legislação estadual que estabelece isenção para o pagamento de taxas em concursos públicos devem preencher o requerimento disponível na página da empresa organizadora do certame (www.funcab.org) e dar entrada na documentação pessoalmente, no protocolo da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (para candidatos de Natal e Grande Natal), até a próxima terça-feira (20). Candidatos do interior devem observar no edital os endereços para a apresentação de documentos, nos municípios de Caicó e Mossoró.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

Ou seja! Foram gastos R$ 105 Mil reais na contratação das Bandas. Segundo alguns produtores de eventos na região e no Brasil esse valor daria para contratar os maiores artistas. Dividindo por três cada Banda faturou em média R$ 35 Mil reais. No texto informa que a Data do Evento é hoje 16-04-2010. Em nosso calendário de eventos publicos na cidade, o último foi realizado no Sábado de Aleluia, com forró Salgado e Carlinhos e Banda. Click aqui para conferir a publicação no Diário Oficial do Estado

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bancada do RN no Senado é a menos produtiva

Foto: Internet
A bancada do Rio Grande do Norte no Senado é a menos produtiva em termos de apresentação e aprovação de matérias de "impacto" (relevantes). É o que aponta um levantamento divulgado pela Transparência Brasil, que fez um estudo sobre o desempenho do Congresso Nacional desde 2003.
O estudo intitulado "Projeto Exelências" apontou que a bancada potiguar é a sétima mais produtiva na Câmara dos Deputados.
Na parte que avalia o desempenho das assembleias legislativas, o Estado aparece como um dos que têm um legislativo estadual sem divulgação do desempenho dos parlamentares. Mesma situação é colocada para Natal na parte que trata das câmaras municipais de capitais.
Os atuais senadores do Rio Grande do Norte apresentaram apenas 17 propostas. De acordo com o estudo, nenhuma delas foi aprovada. Já a bancada do Rio Grande Sul lidera com 372 proposições em sete anos, das quais 22 duas foram aprovadas. A bancada potiguar é a única com desempenho de 0% no índice da taxa de aprovação. Nas matérias tidas como de pouco ou nenhuma importância, o Rio Grande do Norte também aparece nas últimas posições com apenas 35 proposições.
É bom frisar que a atividade parlamentar não se resume à apresentação de matérias. Os senadores e deputados apresentam todos os anos emendas que podem resultar em obras nos estados, podem conseguir verbas nos ministérios para viabilizar projetos, entre outras questões. A bancada do Rio Grande do Norte já teve na atual legislatura um presidente do Congresso Nacional que comanda atualmente a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Garibaldi Filho (PMDB), tem o líder da oposição José Agripino (DEM) e tem a presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Rosalba Ciarlini (DEM).
Já entre os deputados federais potiguares foram 60 proposições, sendo apenas uma delas aprovada, com uma taxa de aprovação de 1,7%. Já o quesito matérias de pouca ou nenhuma relevância totaliza 16 projetos, dois deles aprovados.
Fonte: O Mossoroense.

PATU - SESSÃO DA CÂMARA

Na Sessão da Câmara de Vereadores de Patu na tarde desta quarta-feira foram apresentados um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Lurdes Leão, para que antes de calçar ou pavimentar ruas seja feito estudo para o saneamento básico da mesma e foram apresentados também dose Requerimentos de Vereadores.
A Vereadora Lucélia(PT) apresentou quatro requerimentos, o primeiro solicitando ao Poder Executivo Municipal a limpeza das estradas da cidade, outro solicita a restauração do Campo de Futebol do Módulo de Patu, mais um solicitando a implantação do Conselho Municipal de Turismo e outro para reforma da Praça Pe. Henrique Sptz. Já a Vereadora Lurdes Leão(PCdoB) apresentou um Projeto de Lei e seis requerimentos, o primeiro solicita que a Prefeitura de Patu coloque iluminação pública na Rua Lauro Linhares e travessas, e na rua Olegário Dorotéia Dutra, na Nova Brasília. Outro requerimento solicita a pavimentação da Rua Aristides Inácio com a travessa João Solano e a identificação da Secretária de Assistência Social. Mais um solicita da Secretaria de Agricultura e a Vigilância Sanitária uma solução para o Açougue Público. Outro requerimento da Vereadora Lurdes é a notificação dos proprietários de terrenos e prédios abandonados para fazer a limpeza e manutenção do mesmo. Para finalizar a vereadora apresentou requerimento pedindo a Secretária de Saúde uma maior fiscalização e controle sobre os gatos e cachorros que vivem na cidade.
O público presente foi bem inferior as duas uitimas sessões.
O Vereador Francisco Figueiredo(DEM) requereu a pavimentação da rua em Frente a Escola Xavier Fernandes, que foi excluída de processo de pavimentação das ruas daquela região, e a construção de um Posto de Saúde do Jatobá e outro no Escondido.
EMBATES
Durante a Sessão aconteceram vários embates entre os Vereadores, os mais relevantes foram quando o Vereador Mamá(PPS) e Gilberto Moura criticaram a não participação dos Vereadores da oposição na Sessão Extraordinária do SAMU, onde os faltosos explicaram que não receberam convocação para participar da sessão.
Outro momento tenso foi quando o Vereador Gilberto Moura falou sobre a inadiplência do município e as verbas perdidas devido a esse problema, em seu pronunciamento o Presidente da Câmara disse que o mesmo aconteceu quando Ednardo Moura entregou a prefeitura para seu sucessor, a mesma ficou inadiplente, já quando Gilberto Moura falou sobre os R$ 700 Mil da Creche que desapareceu, Xaxan aprofeitou o gancho para lembrar que os últimos prefeitos de Patu Ednardo Moura e Lair Solano, não tem moral para cobrar nada de nenhum prefeito, pois eles foram condenados por Improbidade Administratica(Desvio de Dinheiro Público) e tiveram seus direitos políticos casados por vários anos.