segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

INTERNACIONAL - Morre, aos 69 anos, Kim Jong-il, ditador da Coreia do Norte

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, morreu no último sábado durante uma viagem de trem, de acordo com a rede estatal de TV local. A informação foi confirmada por agências internacionais. A morte dele foi anunciada em uma "transmissão especial" da TV por uma apresentadora "vestindo roupas pretas". Nas imagens, ela parece estar nervosa e emocionada.
arquivo/tnDe acordo com as informações da TV estatal, Kim Jong-il morreu em virtude de excesso de trabalho mental e físicoDe acordo com as informações da TV estatal, Kim Jong-il morreu em virtude de excesso de trabalho mental e físico
De acordo com as informações da TV estatal, Kim Jong-il morreu em virtude de excesso de trabalho "mental e físico", disse a BBC. Ele teria sofrido um ataque cardíaco. Kim tinha 69 anos.

'Choque'

A correspondente da rede britânica na Coreia do Sul disse que a morte do líder norte-coreano causa uma "onda de choque" no país vizinho. Os militares sul-coreanos estariam em estado de alerta desde que souberam da informação sobre a morte do ditador, que estava no poder desde que o pai dele, Kim Il-sung, morreu, em 1994.

O sucessor mais provável é o filho de Kim Jong-il, Kim Jong-un, mas não há informações confirmadas. Ele teria cerca de 20 anos, segundo agências.

O líder norte-coreano, que nasceu em 16 de fevereiro de 1942, tinha fama de gostar de charutos, conhaque e da boa mesa. Acredita-se que ele sofria de diabetes e doenças cardíacas.

Kim Jong-il sofreu um derrame em 2008, o que o deixou longe dos holofotes do público por vários meses. Ele apareceu relativamente saudável em fotos e vídeos feitos em suas recentes viagens à China e à Rússia, além de várias outras incursões pela própria Coreia do Norte, cuidadosamente documentadas pela mídia estatal.

* Fonte: Estadão

Da Tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário